21 de junho de 2011

ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA INFANTIL

Nesta fase estaremos dando continuidade ao trabalho iniciado na ESTIMULAÇÃO AQUÁTICA COM MÃE, só que agora com a criança mais adaptada e independente (sem a presença do responsável dentro d'água).
O trabalho lúdico ainda é prioritário nesta fase, pois assim a criança aprende brincando, tornando o aprendizado mais rápido e prazeroso.

NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA:

As turmas têm no máximo 10 alunos com orientação do professor (graduado e registrado no CREF) e mais um responsável auxiliar.

TEMPERATURA:

A temperatura da água sempre ficará entre 30º e 32ºC, onde a criança terá condições prazerosas de desenvolver as atividades.

OBJETIVOS:

Além do desenvolvimento psicomotor e as relações afetivas entre alunos e professor, a nossa ênfase é também com relação à segurança ou o caráter utilitário da natação (salvamento).  Temos como objetivos gerais a ambientação e adaptação ao meio líquido das vias sensoriais, controle da respiração, flutuação ventral, dorsal, grupada e vertical, nado submerso e de sobrevivência, propulsão de braços e pernas alternados, saltos giros e cambalhotas.

MATERIAIS:

Temos também uma quantidade muito grande de materiais auxiliares ou recursos pedagógicos (músicas, brinquedos em geral, pranchas, macarrão, tapetes de borracha, canos, arcos, cordas, bacias, brinquedos flutuantes e que afundam, etc.) e que são utilizados no contexto de cada aula.

METODOLOGIA:

Desenvolvemos uma linha pedagógica própria, além dos conteúdos e objetivos do planejamento, ao longo do ano são realizadas varias atividades extras (comemorações de carnaval, páscoa, dias das mães, festa junina, dia dos pais, dia da criança, circuito de aprendizagem, etc).
 

DURAÇÃO DA AULA:

A duração da aula é de 40 minutos, o que para esta faixa etária é o indicado e a freqüência semanal é de duas vezes por semana.

BENEFÍCIOS:

Nas atividades com bebês observamos que há um ganho considerável no desenvolvimento não só físico e fisiológico, como também no desenvolvimento mental e da inteligência. As crianças, segundo relato dos pais, têm um sono mais tranquilo e recuperador, um melhor apetite e as ansiosas e irrequietas tornam-se mais tranquilas. Além de iniciar realmente o aprendizado dos componentes básicos da natação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário