AQUAMARINE PADRÃO E METODOLOGIA
É um projeto
que integra aprendizado esportivo à educação e a formação de valores
sócio-culturais. Visa através de um moderno método de ensino, desenvolver com o
aluno um sólido repertório motor, esportivo e educativo, para que este possa se
tornar um atleta ou apenas torna-lo um cidadão equilibrado, capaz de conviver com a sociedade e dar valor
a prática de atividades físicas.
A AQUAMARINE foi fundada em 2004, no Rio de Janeiro,
com a missão de utilizar o esporte como meio de formação de crianças e jovens.
Atualmente mantém sua sede em
Bento Ribeiro e vem buscando parceria com escolas e clubes,
contribuindo para o desenvolvimento integral de seus alunos.
Com uma equipe de profissionais especializados e
treinados em sua metodologia própria de ensino, tem como negócio principal a
administração de serviços de natação e hidroginástica em sua sede e buscando
a terceirização de serviços ou da
montagem de uma unidade esportiva completa, com a utilização do sistema de
franchising.
O projeto foi desenvolvido pela
Professora Rosângela Milanez, e aprimorado em conjunto com sua equipe técnica
durante os anos de trabalho. Construindo assim uma didática exclusiva e
constantemente atualizada, que equilibra as necessidades motoras e cognitivas
de cada faixa etária a modalidade esportiva. Para que os resultados propostos
sejam atingidos a metodologia foi dividida
em três planos de atuação:
·
PLANO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
·
PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO
·
PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR:
Tem como
objetivo desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas de uma forma
geral, criando uma base ampla e variada de movimentações que ressaltam o
aspecto lúdico.
Nesse plano, a criança irá adquirir, já na infância,
experiências que constituem significativa fundamentação para a aprendizagem de
hábitos motores, essenciais a sua existência e que lhe garantam espaço e
condições necessárias a uma vida saudável.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO:
Refere-se ao
aprendizado com foco na modalidade esportiva praticada, ou seja, nos
fundamentos, técnicas e táticas específicas da Natação. O trabalho técnico é
gradualmente introduzido durante o amadurecimento da capacidade motora e das
habilidades coordenativas básicas do aluno. Para estruturar o conteúdo técnico,
o plano esportivo foi dividido, o que garante uma evolução do aprendizado em
termos de complexidade. As atividades e tipos de eventos realizados em cada
ciclo também são estabelecidos conforme a periodização do treinamento. Todo o
conteúdo ministrado é avaliado ao final de cada ciclo pelo professor da
modalidade, através de questionários e testes técnicos específicos.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL:
Uma parte do horário de aula é reservado ao
desenvolvimento educativo, com o intuito de estimular o aprendizado de novos
conhecimentos e valores, assim como o despertar de habilidades cognitivas e
apreciativas específicas, que possibilitem a compreensão e intervenção do
indivíduo nos fenômenos sociais, culturais e ambientais. Nesse contexto, a
AQUAMARINE desenvolveu vários projetos educativos abordando os temas: educação
e cidadania, meio-ambiente, responsabilidade social, disciplina, e cultura.
O grande diferencial do plano de desenvolvimento educativo
consiste na aplicação de jogos e dinâmicas para a estimulação das múltiplas
inteligências (Gardner, 1985), adaptados para cada faixa etária, com o objetivo
de favorecer o desenvolvimento das inteligências lingüística,
lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista,
interpessoal e intrapessoal dos alunos.
IDADE
|
MOTOR
|
ESPORTIVO
|
EDUCATIVO
|
TOTAL
|
3 – 5 ANOS
|
20 min
|
15 min
|
5 min
|
40 min
|
6 – 9 ANOS
|
25 min
|
20 min
|
5 min
|
50 min
|
10 – 13 ANOS
|
20 min
|
25 min
|
5min
|
50 min
|
14 – 17 ANOS
|
15 min
|
30 min
|
5 min
|
50 min
|
ADULTO
|
10 min
|
40 min
|
-----
|
50 min
|
PLANO DE AULA:
O plano de aula contempla os três planos de
desenvolvimento, dedicando-se um intervalo de tempo específico para cada plano,
de acordo com a faixa etária, grau de desenvolvimento e modalidade esportiva
trabalhada, produzindo assim aulas criativas e motivantes, capazes de
proporcionar um melhor aprendizado para o aluno.
A AVALIAÇÃO:
A avaliação dos alunos é feita a cada 3 (três) meses,
onde o professor irá avaliar seu aluno em sua melhora motora, esportiva e
educacional.
Através desta avaliação os alunos serão rebalizados de
acordo com seu nível de desenvolvimento motor e aprendizado desportivo.
TOUCA
BRANCA – BOINHA/ESTIMULAÇÃ
TOUCA VERMELHA – ADAPTAÇÃO 1
TOUCA VERMELHA – ADAPTAÇÃO 1
TOUCA
AMARELA – ADAPTAÇÃO 2
TOUCA
VERDE – APRENDIZADO 1
TOUCA
AZUL – APRENDIZADO 2
TOUCA
CINZA – APERFEIÇOAMENTO 1
TOUCA PRETA –
APREFEIÇOAMENTO 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário