21 de junho de 2011

METODOLOGIA DE TRABALHO


AQUAMARINE PADRÃO E METODOLOGIA

           
É um projeto que integra aprendizado esportivo à educação e a formação de valores sócio-culturais. Visa através de um moderno método de ensino, desenvolver com o aluno um sólido repertório motor, esportivo e educativo, para que este possa se tornar um atleta ou apenas torna-lo um cidadão equilibrado,  capaz de conviver com a sociedade e dar valor a prática de atividades físicas.

A AQUAMARINE foi fundada em 2004, no Rio de Janeiro, com a missão de utilizar o esporte como meio de formação de crianças e jovens. Atualmente mantém sua sede em Bento Ribeiro e vem buscando parceria com escolas e clubes, contribuindo para o desenvolvimento integral de seus alunos.
Com uma equipe de profissionais especializados e treinados em sua metodologia própria de ensino, tem como negócio principal a administração de serviços de natação e hidroginástica em sua sede e buscando a  terceirização de serviços ou da montagem de uma unidade esportiva completa, com a utilização do sistema de franchising.
           
O projeto foi desenvolvido pela Professora Rosângela Milanez, e aprimorado em conjunto com sua equipe técnica durante os anos de trabalho. Construindo assim uma didática exclusiva e constantemente atualizada, que equilibra as necessidades motoras e cognitivas de cada faixa etária a modalidade esportiva. Para que os resultados propostos sejam atingidos a metodologia foi dividida em três planos de atuação:

·         PLANO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
·         PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO
·         PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO


PLANO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR:


            Tem como objetivo desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas de uma forma geral, criando uma base ampla e variada de movimentações que ressaltam o aspecto lúdico.
Nesse plano, a criança irá adquirir, já na infância, experiências que constituem significativa fundamentação para a aprendizagem de hábitos motores, essenciais a sua existência e que lhe garantam espaço e condições necessárias a uma vida saudável.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO:

            Refere-se ao aprendizado com foco na modalidade esportiva praticada, ou seja, nos fundamentos, técnicas e táticas específicas da Natação. O trabalho técnico é gradualmente introduzido durante o amadurecimento da capacidade motora e das habilidades coordenativas básicas do aluno. Para estruturar o conteúdo técnico, o plano esportivo foi dividido, o que garante uma evolução do aprendizado em termos de complexidade. As atividades e tipos de eventos realizados em cada ciclo também são estabelecidos conforme a periodização do treinamento. Todo o conteúdo ministrado é avaliado ao final de cada ciclo pelo professor da modalidade, através de questionários e testes técnicos específicos.



PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL:

Uma parte do horário de aula é reservado ao desenvolvimento educativo, com o intuito de estimular o aprendizado de novos conhecimentos e valores, assim como o despertar de habilidades cognitivas e apreciativas específicas, que possibilitem a compreensão e intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais, culturais e ambientais. Nesse contexto, a AQUAMARINE desenvolveu vários projetos educativos abordando os temas: educação e cidadania, meio-ambiente, responsabilidade social, disciplina, e cultura.
O grande diferencial do plano de desenvolvimento educativo consiste na aplicação de jogos e dinâmicas para a estimulação das múltiplas inteligências (Gardner, 1985), adaptados para cada faixa etária, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, interpessoal e intrapessoal dos alunos.




IDADE
MOTOR
ESPORTIVO
EDUCATIVO
TOTAL
3 – 5 ANOS
20 min
15 min
5 min
40 min
6 – 9 ANOS
25 min
20 min
5 min
50 min
10 – 13 ANOS
20 min
25 min
5min
50 min
14 – 17 ANOS
15 min
30 min
5 min
50 min
ADULTO
10 min
40 min
-----
50 min



PLANO DE AULA:

O plano de aula contempla os três planos de desenvolvimento, dedicando-se um intervalo de tempo específico para cada plano, de acordo com a faixa etária, grau de desenvolvimento e modalidade esportiva trabalhada, produzindo assim aulas criativas e motivantes, capazes de proporcionar um melhor aprendizado para o aluno.

A AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos é feita a cada 3 (três) meses, onde o professor irá avaliar seu aluno em sua melhora motora, esportiva e educacional.
Através desta avaliação os alunos serão rebalizados de acordo com seu nível de desenvolvimento motor e aprendizado desportivo.



TOUCA BRANCA – BOINHA/ESTIMULAÇÃ
 TOUCA VERMELHA – ADAPTAÇÃO 1
TOUCA AMARELA – ADAPTAÇÃO 2
TOUCA VERDE – APRENDIZADO 1
TOUCA AZUL – APRENDIZADO 2
TOUCA CINZA – APERFEIÇOAMENTO 1
TOUCA PRETA – APREFEIÇOAMENTO 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário